A Igreja e a Missão

 


Mateus 8

5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,

6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.

7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.

8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.

10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;

12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

13 Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.


A igreja é chamada para ser uma comunidade comprometida com a missão de Deus. Assim como Jesus entrou em Cafarnaum, um local de conforto, e transformou-o em um quartel general, a igreja deve estar disposta a sair de sua zona de conforto e ir ao encontro das pessoas que precisam de ajuda.

O centurião, um homem de posição e poder, teve uma atitude humilde e demonstrou amor e fé em Jesus ao pedir ajuda por seu servo. Ele entendeu que seu servo era uma pessoa e não apenas uma ferramenta. Da mesma forma, a igreja deve ter um olhar amoroso e atento para as pessoas ao seu redor, percebendo suas necessidades e buscando ajudá-las.

A missão de Deus é realizada pela igreja através do amor demonstrado nas relações. Quando a igreja tem um foco em si mesma, esquecendo do contexto em que está inserida, ela se torna invisível. Relacionamentos intencionais e saudáveis são fundamentais para a igreja cumprir sua missão.

Não somos nós que transformamos vidas ou curamos pessoas, esse poder vem de Jesus. Precisamos aprender a apresentar Jesus às pessoas e deixar que Ele faça a obra em suas vidas.

Em meio a todas as nossas atividades, devemos erguer nossos olhos para os campos. O contexto social em que estamos inseridos é nosso campo missionário. Clame a Deus por discernimento e Ele pode fazer o que é impossível para nós.


  • Como a igreja pode ser mais comprometida com a missão de Deus? 
  • Como podemos ser mais amorosos e atentos às pessoas ao nosso redor?

Comentários