Não falem mal uns dos outros


"Não falem mal uns dos outros, irmãos. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a lei e a julga. Quando você julga a lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz"

(Tiago 4:11)


"Não saia da boca de vocês nenhuma palavra torpe, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem" 

(Efésios 4:29)


Falar mal dos outros é um comportamento que pode nos levar a julgar e condenar as pessoas sem conhecê-las verdadeiramente. Isso pode nos afastar dos outros e nos impedir de amá-los como Deus nos ama.

A Bíblia nos ensina que não devemos falar mal uns dos outros, para que não sejamos julgados. Isso significa que devemos ter cuidado com as nossas palavras e atitudes em relação aos outros, pois seremos julgados da mesma forma que julgamos.

Falar mal dos outros pode ser uma forma de expressar a nossa própria insegurança e falta de amor próprio. Quando falamos mal dos outros, estamos tentando nos sentir melhores do que eles, mas isso não nos traz felicidade nem paz interior.

Em vez de falar mal dos outros, devemos tentar compreendê-los e ajudá-los da melhor forma possível. Devemos lembrar que todos somos pecadores e que precisamos da graça de Deus para nos salvar.

Devemos usar nossas palavras para edificar os outros e conceder graça aos que nos ouvem. Devemos lembrar que nossas palavras têm poder e que podemos usá-las para construir ou destruir.

Por fim, devemos nos lembrar de que Deus nos ama e que devemos amar os outros como Ele nos ama. Devemos nos concentrar em viver de acordo com os ensinamentos de Deus e em amar os outros como Ele nos ama.


  • Você já falou mal dos outros sem conhecê-los verdadeiramente? Como você pode mudar essa atitude e amar os outros como Deus nos ama?
  • Como suas palavras podem edificar os outros e conceder graça aos que o ouvem?

Comentários