A Missão de Jonas



Jonas 3

1 E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:

2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.

3 E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.

4 E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.

6 Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.

7 E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;

8 Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.

9 Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.


Jonas recebeu uma segunda oportunidade de obedecer a Deus e pregar a palavra que estava no coração de Deus, não em seu próprio coração. Assim como Jonas, devemos pregar o Evangelho de Jesus Cristo, obedecendo à vontade de Deus e não à nossa própria vontade.


O poder da Palavra de Deus é inegável. Mesmo que Jonas não quisesse que os ninivitas se arrependessem, eles se arrependeram quando ouviram a palavra de Deus. Devemos confiar no poder da Palavra de Deus e não em nossa própria capacidade de persuasão.


Deus derramou sua graça sobre a cidade de Nínive porque eles se arrependeram verdadeiramente. O arrependimento verdadeiro recebe o verdadeiro perdão. Devemos nos arrepender sinceramente de nossos pecados e confiar na graça de Deus para nos perdoar.


Como cristãos, somos chamados a cumprir a missão de Deus em nossas vidas. Às vezes, podemos ser tentados a não fazer a vontade de Deus em nossa missão. Devemos lembrar que Deus é o Deus de novas oportunidades e que podemos sempre nos arrepender e voltar para Ele.


A missão de Jonas foi pregar a palavra de Deus aos ninivitas. Nossa missão como cristãos é semelhante: pregar o Evangelho de Jesus Cristo a todos que encontramos. Devemos estar dispostos a obedecer a Deus e a compartilhar a mensagem de salvação com os outros.


Deus é um Deus de graça e misericórdia. Ele está sempre disposto a nos perdoar e a nos dar novas oportunidades. Devemos confiar em Sua graça e seguir Sua vontade em nossas vidas.


  • Como podemos obedecer à vontade de Deus em nossa missão como cristãos?

  • Como podemos confiar no poder da Palavra de Deus em nossas vidas?

Comentários