Carreguem os fardos

"Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo." (Gálatas 6:2)

A Bíblia nos ensina que devemos ajudar uns aos outros a carregar os fardos pesados da vida. Devemos estar dispostos a oferecer ajuda e a receber ajuda quando precisamos.

Os fardos pesados podem assumir muitas formas, desde conflitos externos e internos (2ª Coríntios 7.5 a 6) até perplexidade (2ª Coríntios 4.8), preocupação com alguém (Filipenses 2.19 a 21) e isolamento e saudade (Filipenses 2.26).

Quando ajudamos uns aos outros a carregar esses fardos, estamos imitando a Cristo e mostrando amor e compaixão aos que estão ao nosso redor.

A ajuda mútua pode nos ajudar a crescer em comunhão e em amor uns pelos outros. Quando ajudamos e somos ajudados, nos tornamos mais unidos em amor e em comunhão com Deus.

Devemos lembrar que a ajuda mútua não é apenas para os momentos difíceis, mas também para os momentos de alegria e de celebração. Devemos estar dispostos a compartilhar nossas alegrias e nossas bênçãos com os outros.

Por fim, devemos lembrar que a ajuda mútua é um reflexo do amor de Deus por nós. Ao ajudarmos e sermos ajudados, estamos compartilhando o amor e a graça de Deus com aqueles ao nosso redor.


  • Como você pode ajudar os outros a carregar seus fardos pesados, como conflitos internos e externos, perplexidade, preocupação com alguém, isolamento e saudade?
  • Como a ajuda mútua de outros o ajudou em sua própria jornada de fé?

Comentários