O Reino dos Céus é como o fermento na massa de pão




Mateus 13

31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.

33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. 


Lucas 13

18 E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?

19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.

20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus?

21 É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou. 


Jesus Cristo usou muitas parábolas para ensinar sobre o Reino dos Céus. Uma dessas parábolas é sobre o fermento que uma mulher introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. Essa parábola nos ensina que o Reino dos Céus é algo que começa pequeno, mas cresce e se espalha, assim como o fermento faz com a massa de pão.

Isso significa que, mesmo que pareça que o Reino de Deus não está crescendo ou se espalhando, ele está. O Reino de Deus é como uma semente que é plantada e cresce, mesmo que não possamos ver o processo acontecendo.

Não é algo que podemos controlar ou manipular, quem dá a ele o crescimento é o próprio Deus. É algo que acontece naturalmente, como o crescimento de uma planta ou o fermento na massa de pão.

Todos nós podemos fazer parte do Reino de Deus, mesmo que pareça que não estamos fazendo a diferença. Cada um de nós podemos ser como o fermento na massa de pão, fazendo a diferença em nosso pequeno círculo de influência.

Dedique-se a não só aprender da palavra, mas também de compartilha-la. Seja em expressão ou ação cada pequeno ato, pode ter repercussões maravilhosas no avanço do evangelho. Não perca a oportunidade de agir de demonstrar o amor de Deus.


  • Como você pode ser como o fermento na massa de pão, fazendo a diferença em seu pequeno círculo de influência?


  • Como você pode confiar que o Reino de Deus está crescendo e se espalhando, mesmo que pareça que não está?

Comentários