O temor do Senhor



Isaías 57:11: "Mas de quem tiveste receio, ou temor, para que mentisses, e não te lembrasses de mim, nem no teu coração me pusesses? Não é porventura porque eu me calei, e isso há muito tempo, e não me temes?"

Provérbios 1:7: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."

Provérbios 9:10: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento."

Salmos 111:10: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre."


O temor do Senhor é um tema recorrente na Bíblia, e é algo que deve ser levado a sério pelos cristãos. Em Isaías 57.11, Deus questiona o povo de Israel sobre o motivo deles não o temerem mais. Ele se pergunta se é porque Ele se calou por muito tempo, ou se é porque eles têm medo de outras coisas. Deus quer que o Seu povo O tema acima de tudo, e que O coloque em primeiro lugar em suas vidas.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, como dizem os Provérbios. Significa que, para sermos sábios, precisamos temer a Deus e respeitar a Sua vontade. Quando tememos a Deus, estamos reconhecendo a Sua soberania sobre nossas vidas e nos submetendo à Sua vontade. Isso nos leva a buscar a Sua sabedoria e a seguir os Seus caminhos.

No entanto, muitas vezes, deixamos de temer a Deus e colocamos outras coisas em primeiro lugar em nossas vidas. Podemos temer o que as pessoas vão pensar de nós, ou temer perder nossos bens materiais. Quando fazemos isso, estamos colocando essas coisas acima de Deus, e isso é pecado. Precisamos nos arrepender e voltar a temer a Deus acima de tudo.

O temor do Senhor também nos leva a adorá-Lo. Quando tememos a Deus, reconhecemos a Sua grandeza e a Sua majestade. Isso nos leva a adorá-Lo com todo o nosso ser, a levantar nossas mãos em sinal de adoração e a cantar louvores a Ele. A adoração é uma forma de expressar o nosso temor e respeito a Deus.

Por fim, o temor do Senhor nos leva a uma vida de obediência. Quando tememos a Deus, queremos obedecer aos Seus mandamentos e fazer a Sua vontade. Isso nos leva a uma vida de retidão e santidade, e nos ajuda a crescer em nossa fé e em nosso relacionamento com Ele.

 

  • O que temos colocado em primeiro lugar em nossas vidas? Temos temido a Deus acima de tudo, ou temos temido outras coisas?

  • Como podemos crescer em nosso temor e respeito a Deus? O que podemos fazer para colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas?

Comentários