Os Frutos do Espírito


"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei."
Gálatas 5:22,23

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
João 15:5

"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." 
Mateus 7:16-20

"Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;"
Colossenses 1:10


O que são os frutos do Espírito? Segundo o versículo de Gálatas 5.22 e 23, são nove características que o Espírito Santo produz em nós: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Por que é importante produzir esses frutos? Porque eles são evidências da presença do Espírito em nossa vida e nos ajudam a viver de acordo com a vontade de Deus. Além disso, eles nos tornam pessoas melhores e mais úteis para o Reino de Deus.

Como podemos produzir esses frutos? Não é algo que podemos fazer por nós mesmos, mas sim algo que o Espírito faz em nós à medida que nos submetemos a Ele e nos alimentamos da Palavra de Deus. Precisamos estar em constante comunhão com Deus e permitir que Ele trabalhe em nós.

O que acontece quando não produzimos esses frutos? Quando não produzimos os frutos do Espírito, estamos sujeitos a produzir as obras da carne, que são mencionadas no versículo anterior (Gálatas 5.19-21) e incluem coisas como imoralidade, impureza, inveja, ira, entre outras.

Como podemos saber se estamos produzindo esses frutos? Podemos avaliar a nossa vida à luz dessas características e ver se elas estão presentes em nós. Também podemos pedir a opinião de pessoas maduras na fé que nos conhecem bem e podem nos ajudar a identificar áreas em que precisamos crescer.

Qual é o resultado final de produzir esses frutos? Quando produzimos os frutos do Espírito, glorificamos a Deus, somos abençoados e abençoamos outras pessoas. Além disso, estamos nos preparando para a vida eterna, onde essas características serão ainda mais valorizadas.

  • Quais são os frutos do Espírito que você mais precisa desenvolver em sua vida?
  • Como você pode se submeter mais ao Espírito Santo e permitir que Ele produza esses frutos em você?


 

Comentários