Viver é Cristo



Filipenses 1

18 Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.

19 Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,

20 Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

22 Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.

23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

24 Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.

25 E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,

26 Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.


O apóstolo Paulo escreveu a carta aos Filipenses enquanto estava preso em Roma. Mesmo em meio às dificuldades, ele expressou sua alegria em Cristo e sua confiança de que a obra de Deus seria realizada. Ele disse: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Filipenses 1.21). Paulo entendia que sua vida tinha um propósito maior do que apenas viver para si mesmo.

Viver em Cristo significa colocar Jesus no centro de tudo o que fazemos. Significa buscar a vontade de Deus em todas as áreas da nossa vida e permitir que Ele nos guie. Quando vivemos em Cristo, não somos mais escravos do pecado, mas somos livres para viver uma vida de amor e serviço aos outros.

Paulo também falou sobre a possibilidade de morrer e estar com Cristo. Ele disse que isso seria "muito melhor" (Filipenses 1.23). Para Paulo, a morte não era algo a ser temido, mas sim uma oportunidade de estar com o Senhor. Ele sabia que sua vida não era limitada apenas a este mundo, mas que havia uma vida eterna com Deus.

Quando vivemos em Cristo, nossa perspectiva sobre a vida muda. Não estamos mais preocupados apenas com as coisas deste mundo, mas estamos olhando para o futuro com esperança. Sabemos que Deus tem um plano para nós e que Ele está trabalhando em todas as coisas para o nosso bem.

Viver em Cristo também significa estar disposto a sofrer por Ele. Paulo disse que estava "preparado para padecer pelo nome de Cristo" (Filipenses 1.29). Ele sabia que seguir a Jesus poderia trazer perseguição e sofrimento, mas ele estava disposto a suportar tudo por amor a Ele.

Como cristãos, nossa vida deve ser caracterizada pelo amor a Deus e aos outros. Devemos buscar viver em Cristo todos os dias, permitindo que Ele nos guie e nos transforme. Quando fazemos isso, podemos ter a certeza de que nossa vida tem um propósito eterno e que estamos vivendo para a glória de Deus.


  • Como posso colocar Jesus no centro da minha vida diária?
  • Estou disposto a sofrer por amor a Cristo?

Comentários