Lições de Habacuque: Um Diálogo com Deus

Habacuque 2:1-3 "Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará."


Jeremias 29:12 "Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei."


Tiago 5:16 "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos"


Salmos 65:2 "Ó tu que ouves as orações, a ti virá toda a carne."


Filipenses 4:6 "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças."


A oração é um canal de comunicação com Deus, e a Bíblia está repleta de versículos que nos ensinam sobre a importância e o poder da oração. Em Jeremias 29:12, nos diz que a oração é uma forma de nos aproximarmos de Deus e de sermos ouvidos por Ele. Em Tiago 5:16 fala que, quando oramos com fé e sinceridade, Deus pode agir em nossas vidas de maneiras poderosas.


A oração não é apenas um monólogo, onde falamos com Deus e Ele fica inerte, ouvindo apenas palavras lançadas ao vento. Pelo contrário, a oração é um diálogo, onde falamos com Deus e Ele nos responde. Em Habacuque 2:1-3, vemos o profeta dialogando com Deus, expressando suas queixas e recebendo respostas. Isso nos ensina que a oração é uma conversa com Deus, onde podemos expressar nossos sentimentos e ouvir Sua voz.


A oração também nos ajuda a desenvolver intimidade com Deus. Em Salmos 65:2 nos mostra que Deus está sempre pronto para nos ouvir quando nos aproximamos dele com humildade e sinceridade. Além disso, a oração nos ajuda a conhecer melhor a Deus e a Sua vontade para nossas vidas.


No entanto, a oração não é apenas uma forma de pedir coisas a Deus. Em Filipenses 4:6, lemos que devemos apresentar nossos pedidos a Deus "com ação de graças". Isso significa que devemos ser gratos pelo que Deus já fez em nossas vidas e confiar que Ele continuará a agir em nosso favor. Além disso, a oração também é uma forma de confessar nossos pecados e buscar a cura e a libertação que só Deus pode nos dar.


Em resumo, a oração é um canal de comunicação com Deus que nos ajuda a desenvolver intimidade com Ele, a conhecer Sua vontade para nossas vidas e a receber Suas bênçãos. Devemos orar com fé, sinceridade e ação de graças, confiando que Deus ouvirá nossas orações e agirá em nosso favor. 


  • Como você pode desenvolver uma vida de oração mais consistente em sua rotina diária?


  • Como a oração pode ajudá-lo a lidar com situações difíceis em sua vida?

Comentários