O Batismo não salva, é uma declaração pública de fé


Obs: O texto segue com a interpretação doutrinária de um Batista.


Marcos 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."


1 Coríntios 12:13 "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito."


Gálatas 3:27 "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo."


Atos 10:47-48 "Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias."

O batismo é uma expressão pública de fé e compromisso com Jesus Cristo. Marcos 16:16 nos lembra que a salvação vem pela fé, e o batismo é uma manifestação externa dessa fé. Em 1 Coríntios 12:13, Paulo destaca que todos os cristãos foram batizados em um Espírito, formando um corpo em Cristo.

Portanto, o batismo, é um ato de união e comunhão com Cristo e com a comunidade de fé. Gálatas 3:27 ressalta que o batismo nos reveste de Cristo, simbolizando nossa identificação com Ele. Em Atos 10:47-48, vemos a importância do batismo como um ato de obediência à vontade de Deus.

O batismo sem a fé no sacrifício de Cristo é um simples mergulho na água. O que fará a real diferença é se fizer isso como uma declaração pública de que Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador. 

É um testemunho visível da nossa fé e compromisso com Cristo. Ao ser batizado, estamos simbolizando a morte do velho homem e o surgimento de uma nova vida em Cristo Jesus. É uma expressão de que estamos dispostos a seguir a Cristo e a viver de acordo com os seus ensinamentos.


  • Qual é o significado pessoal do batismo em sua jornada de fé?
  • Como o batismo pode fortalecer a comunhão e união com a comunidade de fé?

Comentários