Por que Jesus se Batizou?


Obs: O texto segue com a interpretação doutrinária de um Batista.


Mateus 3

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.


Mateus 28

18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.


Jesus, o Filho de Deus, foi batizado por João Batista no rio Jordão. Mas por que Jesus, que não tinha pecado, precisava ser batizado? A resposta está em Mateus 3.15, quando Jesus disse a João: "Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça". Jesus se batizou para cumprir toda a justiça, marcar o início de seu ministério público, servir de exemplo para todos nós e revelar sua identidade messiânica.

Assim como Jesus se batizou para cumprir toda a justiça, nós também devemos buscar fazer o que é certo e necessário para seguir a vontade de Deus. O batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e deve ser realizado após declarar sua fé nele (Mateus 28.18-20). Ele representa a morte e ressurreição em Cristo Jesus, e é um passo importante na jornada de fé do crente.

Ao se batizar, estamos declarando publicamente nossa fé em Jesus Cristo como único, suficiente e pessoal Salvador. Estamos simbolizando a morte e ressurreição em Cristo Jesus, e nos identificando com ele. O batismo não é um requisito para a salvação, mas é uma ordenança de Jesus Cristo e deve ser realizado após declará-lo como seu Salvador.

O batismo é um momento especial na vida do cristão, pois representa a morte e ressurreição em Cristo Jesus. É um momento de renovação e identificação com Cristo, e deve ser realizado com alegria e gratidão. Que possamos seguir o exemplo de Jesus e cumprir toda a justiça, marcando o início de nossa jornada de fé com o batismo.


  • Você já se batizou? Se não, por que ainda não o fez?
  • Como o batismo pode ser um momento de renovação e identificação com Cristo em sua vida?

Comentários