Isaías 9
2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
[...]
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
João 1
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
15 João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
16 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
No livro de Isaías, encontramos a profecia de que uma grande luz brilharia sobre aqueles que andavam em trevas, trazendo esperança e salvação. Essa luz é representada pelo nascimento de um menino, que seria chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Esse menino é Jesus, o Filho de Deus, que veio ao mundo para trazer a luz do amor e da salvação.
O evangelho de João nos fala que esse Verbo, que é Jesus, estava com Deus desde o princípio e se fez carne, habitando entre nós. Ele é a luz que brilha nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Através dele, recebemos graça sobre graça, e a oportunidade de nos tornarmos filhos de Deus.
A humanidade, em sua condição de pecado e separação de Deus, estava em trevas, mas Deus, em seu amor infinito, enviou seu Filho para ser a luz do mundo. Jesus veio para nos mostrar o caminho da verdade, da vida e da salvação, e para nos reconciliar com o Pai.
Como discípulos de Cristo, somos chamados a ser a luz do mundo, refletindo o amor e a verdade de Jesus em nossas vidas. Devemos brilhar em meio às trevas, levando esperança, consolo e salvação a todos aqueles que estão perdidos e desesperados.
Que possamos, assim como Jesus, ser portadores da luz em um mundo em trevas, levando a mensagem do evangelho a todos aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus. Que a nossa vida e o nosso testemunho possam ser como um farol, apontando o caminho para Cristo e para a salvação.
Que a luz de Cristo brilhe em nós e através de nós, iluminando as trevas e trazendo vida, esperança e salvação a todos aqueles que estão perdidos. Amém.
- Como podemos ser a luz do mundo em meio às trevas, levando a mensagem do evangelho a todos aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus?
- De que maneira a luz de Cristo tem brilhado em nossa vida, e como podemos refleti-la para iluminar as trevas ao nosso redor?
Comentários
Postar um comentário