A Promessa Cumprida: A Virgem Maria e o Nascimento de Cristo



Gênesis 3:15 "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." 


Gênesis 12:3 "E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra."


Isaías 7:14 "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel."


Mateus 2:23 "E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno."


Lucas 2:8-15

⁸ Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

⁹ E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

¹⁰ E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

¹¹ Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

¹² E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.

¹³ E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

¹⁴ Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.

¹⁵ E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.


A promessa de vida do Messias no Antigo Testamento foi cumprida com a chegada de Jesus Cristo, cumprindo as profecias do povo de Israel. A história começou com a promessa de Deus a Abraão (Gênesis 12:3), que foi transmitida aos filhos de Israel, e finalmente se cumpriu no nascimento de Jesus, conforme anunciado por um anjo a Maria.


A concepção de Jesus por Maria, uma mulher de humilde condição, demonstra a importância da fé e da obediência às prometidas de Deus. Maria, como a "Virgem Maria", recebeu o Espírito Santo e se tornou mãe de Jesus, conforme o profecia do Antigo Testamento (Isaías 7:14).


A vinda de Jesus como o Messias trouxe esperança e salvação para a humanidade, cumprindo as profecias do Antigo Testamento. A história do evangelho começou com a chegada de Jesus, que foi recebido com alegria pelos pastores e os sábios (Lucas 2:8-15).


A vida de Jesus, como servidor e amante, reflete a promessa de vida do Messias, que trouxe paz, cura e perda da vida. A crucifixão e a ressurreição de Jesus demonstram a vitória de Cristo sobre o mal e a realização da vontade de Deus.


A promessa de vida do Messias se relaciona com a nossa própria vida, como podemos buscar seguir o exemplo de Cristo, amar a Deus e ao próximo, e viver uma vida de serviço e amor. A história do evangelho nos convida a refletir sobre a maneira como vamos vivenciar nossas próprias vidas, seguindo a luz de Cristo.

Comentários