Lições de Habacuque: Confiar é Uma Escolha de Fé


Habacuque 2:1-3 "Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará."


Habacuque 3:1,2 "Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote. Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia."


Salmos 37:5 "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará."


Provérbios 3:5,6 "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."


Isaías 26:3 "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti."


A confiança em Deus é uma escolha que fazemos diariamente. Assim como Habacuque, que viu a nação rumando para a destruição, mas ele escolheu confiar, podemos também fazer essa escolha, mesmo em meio às dificuldades. A Bíblia nos encoraja nos entregar ao Senhor de todo o coração e não depender do nosso próprio entendimento, e a ter paz, porque Ele nos guardará em perfeita paz se confiarmos nEle. A escolha de confiar em Deus nos leva a uma vida de fé e esperança, mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis.


Confiar em Deus nos leva a uma vida de obediência e submissão à Sua vontade. Quando confiamos em Deus, estamos dispostos a seguir os Seus caminhos e a obedecer aos Seus mandamentos, mesmo quando não compreendemos completamente as Suas razões. A Bíblia nos ensina que aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. A confiança em Deus nos dá segurança e estabilidade, mesmo em meio às tempestades da vida.


Precisamos de uma vida de oração e comunhão com Ele. Quando confiamos em Deus, buscamos a Sua presença e nos aproximamos dEle em oração e adoração. A Bíblia nos ensina que o Senhor é bom para aqueles que Nele esperam, para a alma que O busca. A confiança em Deus nos leva a uma vida de intimidade e comunhão com Ele, onde encontramos refrigério e descanso para a nossa alma.


A confiança em Deus nos leva a uma vida de testemunho e serviço. Quando confiamos em Deus, somos capacitados pelo Seu Espírito Santo a viver uma vida que glorifica o Seu nome e a servir ao próximo com amor e compaixão. A Bíblia nos ensina que aqueles que confiam no Senhor renovam as suas forças e voam como águias, correm e não se cansam, andam e não se fatigam. A confiança em Deus nos capacita a viver uma vida de vitória e alegria, mesmo em meio às lutas e dificuldades.


  • Como a escolha de confiar em Deus tem impactado a sua vida?


  • Em quais áreas da sua vida você precisa exercitar mais a sua fé e confiança em Deus?

Comentários