Um Bom Relacionamento começa com você mesmo


1 João 1

⁷ Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 


1 João 2

⁹ Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

¹⁰ Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

¹¹ Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram. 


1 João 3

¹⁶ Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

¹⁷ Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

¹⁸ Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.


O mundo em que vivemos é passageiro, e nossa verdadeira casa é o céu. Por isso, devemos fazer prova de nossa verdade e estabelecer nosso futuro celestial, onde receberemos o herói da fé, o Senhor Jesus Cristo (1 João 1:7).


Não devemos nos maravilhar se vemos pessoas diferentes de nós, seja em aparência, nacionalidade, status social ou religião, entre nós. A carne não pode produzir espírito, mas devemos lembrar que já vencemos a carne e a vontade de Deus está em nós (1 João 2:9-11).


Devemos amar uns aos outros, não apenas com palavras, mas com ações e em verdade. Se vemos alguém em necessidade e não ajudamos, como podemos dizer que amamos a Deus? (1 João 3:16-18).


Ter um bom relacionamento com os outros começa com nós mesmos. Precisamos nos conhecer, aceitar nossas limitações e trabalhar em nossas fraquezas. Quando estamos em paz conosco mesmos, podemos estender essa paz aos outros.


Devemos ser pacientes e tolerantes com as diferenças dos outros. Cada pessoa tem sua própria história e luta, e não podemos julgar sem conhecer. Devemos estar dispostos a ouvir e aprender com os outros.


Devemos ser humildes e reconhecer que não sabemos tudo. Podemos aprender muito com as pessoas ao nosso redor, especialmente aquelas que são diferentes de nós. Devemos estar abertos a novas ideias e perspectivas.


Devemos ser generosos com nosso tempo, recursos e talentos. Quando ajudamos os outros, estamos fazendo a vontade de Deus e construindo relacionamentos saudáveis e duradouros.


  • Como posso aplicar a lição de ter um bom relacionamento com os outros em meu cotidiano?


  • O que posso fazer para evitar formar relacionamentos inadequados ou prejudiciais?

Comentários