A Autoridade Divina de Deus


Atos 17:24-31

²⁴ O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

²⁵ Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

²⁶ E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

²⁷ Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

²⁸ Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

²⁹ Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

³⁰ Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

³¹ Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. 


Deus é o criador do mundo e de tudo o que nele existe. Ele é o Senhor do céu e da terra e não habita em templos feitos por seres humanos. Ele é quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. Ele é o Deus que nos ama e quer nos salvar. 


Aquele que nos criou para sermos felizes e vivermos em paz. Ele é o Deus que nos deu a vida e nos sustenta a cada dia. Ele é o Deus que nos perdoa e nos restaura quando nos arrependemos dos nossos pecados. Ele é o Deus que nos dá esperança e nos fortalece em meio às dificuldades da vida.


A autoridade divina de Deus é fundamentada na sua natureza divina e na sua omnipotência. Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos príncipes. Sua vontade é imutável e sua sabedoria é infinita. Ele estabelece os fundamentos da moral e da espiritualidade na vida dos seres humanos. Seu propósito é formar uma relação perfeita com ele mesmo e com os outros, baseada na amor, na fé e na obediência.


No versículo de Atos 17:24-31, Paulo destaca a importância de reconhecer a autoridade divina de Deus. Ele lembra aos que Deus é o criador do mundo e que todos os seres humanos são sua criatura. Ele ensina que Deus não habita em templos feitos por seres humanos, mas sim em torno de rochas, de montanhas e de qualquer lugar que ele escolher. Ele também ressalta a importância de adorar e servir a Deus, demonstrando assim nosso amor e nosso compromisso com a vida eterna.


  • Como reconhece a autoridade divina de Deus em nossas vidas?


  • Como podemos demonstrar nosso amor e nosso compromisso com a vontade de Deus?


  • Como podemos nos esforçar para servir a Deus e aos outros com humildade e altruísmo?

Comentários