A Justiça de Deus Revelada


Romanos 1:21-25

²¹ Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

²² Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

²³ E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

²⁴ Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

²⁵ Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.


Romanos 2:5-7

⁵ Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;

⁶ O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:

⁷ A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;


Romanos 3:23

²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;


Romanos 6:23

²³ Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 


O versículo de Romanos 1:21-25 nos revela que a ira de Deus se manifesta contra toda impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade pela injustiça. A passagem descreve a ação de Deus entregando os pecadores aos desejos de seus corações, permitindo que sigam caminhos contrários à Sua vontade. Isso evidencia que a justiça de Deus é exercida através da própria escolha pecaminosa dos indivíduos, resultando em consequências naturais e espirituais.


Ao refletir sobre esses versículos, somos confrontados com a realidade da justiça de Deus se manifestando através das ações e escolhas humanas. A Palavra de Deus nos adverte em Romanos 2:5-7 que, pela nossa teimosia e coração impenitente, estamos acumulando ira contra o dia da ira de Deus, quando se revelará o justo juízo de Deus. Além disso, Romanos 3:23 nos lembra que todos pecaram e carecem da glória de Deus, e Romanos 6:23 nos aponta que o salário do pecado é a morte.


Diante dessas verdades, somos desafiados a refletir sobre a seriedade do pecado e a justiça de Deus. Como cristãos, devemos reconhecer a gravidade do pecado e a necessidade de arrependimento. Ao mesmo tempo, somos lembrados do amor e da misericórdia de Deus, que nos oferece salvação através de Jesus Cristo, livrando-nos do justo juízo que merecemos.


  • Como a compreensão da justiça de Deus impacta a forma como vivemos diariamente?


  • De que maneira podemos compartilhar o amor e a misericórdia de Deus com aqueles que ainda não conhecem a salvação em Cristo?

Comentários