Advertência aos Gananciosos


Habacuque 2:9-11

⁹ Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal!

¹⁰ Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma.

¹¹ Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento.


Provérbios 28:22 "O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele."


Lucas 12:15 "E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui."


1 Timóteo 6:10 "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."


Habacuque 2:9-11 traz uma advertência divina contra aqueles que acumulam riquezas injustamente, especialmente por meio da opressão e da exploração do próximo. A Palavra de Deus é clara em condenar a ganância e a avareza, pois elas não apenas violam a lei divina, mas também prejudicam o próximo e geram desordem na sociedade. O provérbio em Provérbios 28:22 afirma que o homem ganancioso tem pressa de enriquecer, sem saber que a pobreza o aguarda. Além disso, em Lucas 12:15, Jesus nos adverte a estar atentos e a guardar-nos de toda a ganância, pois a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que possui.


Ao refletir sobre esses versículos, somos confrontados com a seriedade da ganância aos olhos de Deus. A Bíblia nos adverte em 1 Timóteo 6:10 que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e que alguns, por cobiçarem o dinheiro, se desviaram da fé e se enredaram em muitas dores. A advertência aos gananciosos nos lembra que a justiça de Deus é perfeita e que Ele espera que vivamos de acordo com os Seus princípios, promovendo a paz e a harmonia na sociedade.


Diante dessas verdades, somos desafiados a examinar nossas atitudes em relação à riqueza e à justiça. Como cristãos, somos chamados a viver de forma honesta e a respeitar o direito e a propriedade do próximo. A advertência contra a ganância nos lembra que a justiça de Deus é perfeita e que Ele espera que vivamos de acordo com os Seus princípios, promovendo a paz e a harmonia na sociedade.


  • De que maneira podemos promover a justiça e a honestidade em nossas atitudes diárias, especialmente em relação à riqueza e à propriedade alheia?


  • Como a compreensão da seriedade da ganância pode nos conduzir a uma vida de generosidade e solidariedade com aqueles que estão em necessidade?

Comentários