Advertência aos Violentos


Habacuque 2:12,13

¹² Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniqüidade!

¹³ Porventura não vem do Senhor dos Exércitos que os povos trabalhem pelo fogo e os homens se cansem em vão?i8


Provérbios 28:24 "O que rouba a seu próprio pai, ou a sua mãe, e diz: Não é transgressão, companheiro é do homem destruidor."


Lucas 6:27-36

²⁷ Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;

²⁸ Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

²⁹ Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;

³⁰ E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

³¹ E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

³² E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.

³³ E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

³⁴ E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

³⁵ Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

³⁶ Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.


1 Timóteo 6:3-5

³ Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

⁴ É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

⁵ Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.


Habacuque 2:12-13 traz uma advertência divina contra aqueles que conquistam por meio de violência, especialmente por meio da opressão e da exploração do próximo. A Palavra de Deus é clara em condenar a violência e a opressão, pois elas não apenas violam a lei divina, mas também prejudicam o próximo e geram desordem na sociedade.


Provérbios 28:24 afirma que a opressão e a injustiça levam a ruína, mas a misericórdia e a justiça trazem vida. Além disso, em Lucas 6:27-36, Jesus nos ensina a amar os nossos inimigos e a fazer o bem aos que nos perseguem, promovendo a paz e a harmonia na sociedade.


Ao refletir sobre esses versículos, somos confrontados com a seriedade da violência aos olhos de Deus. A Bíblia nos adverte em 1 Timóteo 6:3-5 que os homens de riqueza, que se enriqueceram por meio de violência e opressão, não terão herança no céu, mas sim na condenação eterna. A advertência aos conquistadores por meio da força nos lembra que a justiça de Deus é perfeita e que Ele espera que vivamos de acordo com os Seus princípios, promovendo a paz e a harmonia na sociedade.


Diante dessas verdades, somos desafiados a examinar nossas atitudes em relação à violência e à justiça. Como cristãos, somos chamados a viver de forma honesta e a respeitar o direito e a propriedade do próximo. A advertência contra a violência nos lembra que a justiça de Deus é perfeita e que Ele espera que vivamos de acordo com os Seus princípios, promovendo a paz e a harmonia na sociedade.


  • De que maneira podemos promover a justiça e a paz em nossas atitudes diárias, especialmente em relação à violência e à opressão?


  • Como a compreensão da seriedade da violência pode nos conduzir a uma vida de generosidade e solidariedade com aqueles que estão em necessidade?

Comentários