Planejando sua vida com sabedoria

 


Provérbios 16:3 "Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos."


Provérbios 21:5 "Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza."


Eclesiastes 3:1 "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."


Tiago 4:13-15 "Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo."


Lucas 14:28-30 "Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar."


Mateus 6:33 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."


Planejar a vida é importante para alcançar nossos objetivos e viver de forma mais plena. Provérbios 16:3 nos ensina a confiar em Deus e entregar nossos planos a Ele, para que sejam estabelecidos.


No entanto, é preciso agir com sabedoria e diligência. Provérbios 21:5 nos lembra que os planos do diligente tendem à abundância, enquanto os apressados tendem à penúria. Devemos calcular as despesas e considerar as consequências de nossas escolhas, como nos ensina Lucas 14:28-30.


Além disso, é importante lembrar que tudo tem o seu tempo determinado, como nos mostra Eclesiastes 3:1. Devemos aprender a contar o tempo e aproveitar cada momento da vida.


No entanto, não podemos nos esquecer da brevidade da vida e da incerteza do futuro. Tiago 4:13-15 nos lembra que não sabemos o que acontecerá amanhã e que nossa vida é como um vapor que aparece por um pouco e logo se desvanece.


Por isso, devemos escolher nossas prioridades com sabedoria. Mateus 6:33 nos ensina a buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, confiando que todas as outras coisas nos serão acrescentadas.


Que possamos aprender a planejar nossa vida com sabedoria, contando o tempo e escolhendo nossas prioridades de acordo com a vontade de Deus.


  • Como você tem planejado sua vida? Tem confiado em Deus e buscado agir com sabedoria?


  • Quais são suas prioridades na vida? Elas estão alinhadas com a vontade de Deus?

Comentários