Resposta de Deus aos Apelos de Habacuque


Habacuque 1:2-4

² Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?

³ Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.

⁴ Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.


Habacuque 3:17-19

¹⁷ Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

¹⁸ Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

¹⁹ O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).


Romanos 8:28 "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."


2 Coríntios 4:17,18

¹⁷ Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

¹⁸ Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.


Habacuque 1:2-4 nos mostra o apelo do profeta a Deus diante da injustiça e da violência que ele via ao seu redor. Ele questiona a Deus sobre o porquê de permitir tais coisas e pede por justiça. No entanto, em Habacuque 3:17-19, vemos a resposta de Deus aos apelos de Habacuque. Mesmo diante das circunstâncias difíceis, Habacuque escolhe confiar em Deus e se alegrar Nele, pois sabe que Ele é a sua salvação.


Essa resposta de Deus nos lembra que, mesmo quando as coisas parecem difíceis e injustas, podemos confiar em Deus e na Sua soberania. Romanos 8:28 nos diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e que Ele trabalha em todas as coisas para o nosso bem. Mesmo quando não entendemos o que está acontecendo, podemos confiar que Deus está no controle e que Ele tem um propósito para tudo o que acontece.


Além disso, em 2 Coríntios 4:17-18, somos lembrados de que as aflições que enfrentamos nesta vida são passageiras e que elas produzem para nós um peso eterno de glória. Isso significa que, mesmo quando enfrentamos dificuldades e sofrimentos, podemos ter esperança em Deus e na vida eterna que Ele nos prometeu.


Diante dessas verdades, somos desafiados a confiar em Deus em todas as circunstâncias, mesmo quando as coisas parecem difíceis e injustas. A resposta de Deus aos apelos de Habacuque nos lembra que Ele é fiel e que podemos confiar Nele em todas as situações.


  • Como podemos confiar em Deus em meio às dificuldades e injustiças que enfrentamos nesta vida?


  •  Como podemos manter a esperança em Deus, mesmo quando as coisas parecem difíceis e sem sentido?

Comentários