A Confiança de Cristo no Plano Redentor de Deus


Salmos 22

¹ Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?

² Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.

Isaías 53

³ Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

⁴ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

⁵ Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


Mateus 27:46 "E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" 


João 19:28 "Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede."


Marcos 15:24 "E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria."


O Salmo 22 é um dos mais conhecidos e importantes salmos messiânicos do Antigo Testamento. Nele, encontramos uma descrição detalhada do sofrimento de Jesus na cruz, incluindo a zombaria, a sede, a divisão das vestes e a confiança em Deus. Esses versículos nos ensinam sobre a confiança de Cristo no plano redentor de Deus, mesmo em meio à escuridão da crucificação.


O Salmo 22 começa com as palavras "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (v. 1), que foram proferidas por Jesus na cruz (Mateus 27:46). O salmo descreve o sofrimento físico e emocional de Jesus, incluindo a zombaria dos inimigos, a sede e a divisão das vestes. Esses versículos nos mostram que Jesus experimentou o sofrimento humano em sua plenitude.


Apesar do sofrimento, Jesus manteve sua confiança em Deus. Ele clamou a Deus em busca de ajuda e conforto, mas nunca perdeu a fé. Isso nos ensina sobre a importância da confiança em Deus, mesmo em meio às dificuldades.


O sofrimento de Jesus na cruz não foi em vão. Ele cumpriu as profecias do Antigo Testamento e abriu o caminho para a salvação da humanidade. Isaías 53:3-5 descreve o sofrimento de Jesus como um sacrifício pelos nossos pecados. Esse plano redentor de Deus nos mostra o amor e a misericórdia de Deus para conosco.


A crucificação de Jesus não foi o fim da história. Ele ressuscitou dos mortos, vencendo a morte e o pecado. A cruz vazia é um símbolo da vitória de Cristo sobre o sofrimento e a morte. Essa vitória nos dá esperança e nos mostra que Deus é capaz de transformar o sofrimento em algo bom.


O Salmo 22 nos ensina sobre a confiança de Cristo no plano redentor de Deus, mesmo em meio ao sofrimento. Jesus experimentou o sofrimento humano em sua plenitude, mas nunca perdeu a fé em Deus. Ele cumpriu as profecias do Antigo Testamento e abriu o caminho para a salvação da humanidade. A cruz vazia é um símbolo da vitória de Cristo sobre a morte e o pecado.


  • Como podemos manter nossa confiança em Deus em meio às dificuldades da vida?


  • Como a vitória de Cristo sobre a morte nos dá esperança em tempos difíceis?

Comentários