De Alienado a Missionário


Lucas 19

¹ E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

² E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

³ E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

⁴ E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.

⁵ E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

⁶ E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.

⁷ E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

⁸ E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

⁹ E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

¹⁰ Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.


Lucas 12:15 “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”

 

Mateus 6:33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”


1 João 3

¹⁷ Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?

¹⁸ Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 



A história de Zaqueu é uma jornada de transformação, de um homem alienado e mesquinho a um missionário generoso e comprometido com o próximo. Nos ensina sobre a importância de buscar a Deus e de se entregar a Ele de todo o coração.


Ele era um homem rico e se preocupava apenas com o dinheiro e não se importava com as pessoas ao seu redor. Ele estava alienado, distante de Deus e dos outros.


Mas algo mudou em Zaqueu quando ele ouviu falar de Jesus. Ele se viu curioso para saber quem era esse homem que atraía tanta gente e que falava com tanta autoridade. Ele queria vê-lo com seus próprios olhos.


Sabendo que Jesus passaria por sua cidade, Zaqueu se dispôs a subir em uma árvore. Ele não se importou com o que os outros pensariam dele, ele queria ver Jesus. Ele se aproximou de Jesus de uma forma simples, mas sincera.


Quando Jesus chegou ao local, ele olhou para cima e chamou Zaqueu pelo nome. Jesus o encontrou, mesmo que Zaqueu achasse que era ele quem estava procurando por Jesus. Jesus entrou em sua casa e passou um tempo com ele, mostrando-lhe amor e graça.


Zaqueu entendeu a mensagem de Deus e se comprometeu a mudar sua vida. Ele usou o que tinha para abençoar os outros, distribuindo metade de suas riquezas aos pobres e reparando os roubos que havia cometido como cobrador de impostos.


Assim como Zaqueu, podemos usar o que temos para abençoar a vida do próximo e trazê-los a Cristo. Podemos nos aproximar de Jesus de forma simples e sincera, buscando conhecê-lo mais. Podemos nos comprometer a mudar nossa vida e pensar mais nos outros do que em nós mesmos.


Não importa o quão distantes estamos de Deus, sempre há uma chance de mudança. Podemos nos aproximar de Jesus, ser transformados por Ele e nos tornarmos missionários em favor do próximo.


  • Como posso usar o que tenho para abençoar a vida do próximo?


  • Como posso me aproximar mais de Jesus em minha jornada de fé?

Comentários