Deus é nosso Pastor


Salmos 23

¹ O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

² Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

³ Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

⁴ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

⁵ Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

⁶ Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. 


João 10

¹¹ Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

¹² Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

¹³ Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.

¹⁴ Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

¹⁵ Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

¹⁶ Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

¹⁷ Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.

¹⁸ Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. 


Isaías 40:11 “Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.”


Jeremias 31:10 “Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.” 


O Salmo 23 é um dos mais conhecidos e amados salmos da Bíblia. Ele nos apresenta Deus como nosso Pastor, cuidando de nós como um rebanho. Assim como um pastor cuida de suas ovelhas, Deus cuida de nós, suprindo todas as nossas necessidades.


Começa com a afirmação de que o Senhor é nosso Pastor. Isso significa que Ele é o nosso guia, protetor e provedor. Ele nos conhece pelo nome e nos conduz pelos caminhos da vida.


Assim como um pastor cuida de suas ovelhas, Deus cuida de nós. Ele nos supre com alimento, água e abrigo. Ele nos protege dos perigos e nos cura das feridas.


Jesus se apresentou como o Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas. Ele nos amou tanto que se entregou na cruz para nos salvar. Esse é o maior exemplo de amor que podemos ter.


Dessa forma como as ovelhas confiam no pastor, devemos confiar em Deus. Ele é fiel e nunca nos abandonará. Podemos descansar em Sua presença, sabendo que Ele cuida de nós.


O Salmo 23 termina com a afirmação de que a bondade e a misericórdia de Deus nos seguirão todos os dias de nossa vida. Podemos ter esperança em um futuro melhor, porque nosso Pastor está conosco.


  • Como podemos confiar mais em Deus como nosso Pastor e cuidador?


  • Como podemos ser mais gratos pela bondade e misericórdia de Deus em nossas vidas?

Comentários