O Desafio de Ouvir


Atos 8

²⁶ E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.

²⁷ E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,

²⁸ Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

²⁹ E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

³⁰ E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?

³¹ E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

³² E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.

³³ Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.

³⁴ E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?

³⁵ Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

³⁶ E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

³⁷ E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

³⁸ E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

³⁹ E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.

⁴⁰ E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.


Provérbios 18:13 “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.” 


Ouvir é uma habilidade importante em nossas vidas, mas muitas vezes é difícil parar e realmente ouvir. No texto de Atos 8:26-40, vemos a importância de ouvir a Deus e às pessoas ao nosso redor. Mas como podemos fazer isso?


Às vezes, estamos tão ocupados com nossas próprias vidas que não paramos para ouvir a voz de Deus. Outras vezes, podemos estar com medo de ouvir o que Ele tem a dizer, porque pode nos levar a lugares desconfortáveis. Mas, como cristãos, devemos estar dispostos a ouvir e obedecer a Deus, mesmo que não pareça fazer sentido.


Quando ouvimos a voz de Deus, podemos encontrar paz e direção em nossas vidas. Ele nos guia em nossas decisões e nos ajuda a crescer em nossa fé. Quando obedecemos a Sua palavra, somos abençoados e podemos abençoar os outros.


Há outro porém, podemos estar tão focados em nós mesmos que não ouvimos as pessoas ao nosso redor. Ou podemos julgar as pessoas com base em suas aparências ou interesses, em vez de realmente ouvir o que elas têm a dizer. Mas, como cristãos, devemos estar dispostos a ouvir as pessoas e suas histórias, para que possamos amá-las e compartilhar o amor de Deus com elas.


Ao nos por a disposição de ouvir as pessoas, podemos aprender com elas e crescer em nossa compaixão e empatia. Podemos ajudá-las em suas necessidades e compartilhar o amor de Deus com elas. Quando estamos atentos às pessoas, podemos fazer a diferença em suas vidas.


Ouvir é um desafio, mas é uma habilidade importante em nossas vidas. Devemos estar dispostos a ouvir a Deus e às pessoas ao nosso redor, para que possamos crescer em nossa fé e fazer a diferença no mundo.


  • Como posso ser mais atento às pessoas ao meu redor?


  • Como posso ouvir melhor a voz de Deus em minha vida?

Comentários