Perigo da Negligência: Mantendo-se Firme na Fé


Hebreus 2

¹ Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.

² Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,

³ Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

⁴ Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? 


Salmos 26:2 “Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.” 


A carta aos Hebreus foi escrita para cristãos que estavam passando por um tempo difícil de perseguição, e o autor adverte sobre o perigo de negligenciar a fé. É preciso prestar atenção e ser cuidadoso na caminhada da fé, para não se desviar.


Ser negligente é ser desatento, descuidado ou desleixado. Revela um caráter preguiçoso e inerte. O autor de Hebreus adverte sobre o perigo de negligenciar a fé, até mesmo ao ponto de abandoná-la. Ele destaca a importância de prestar atenção à voz do Senhor e evitar desvios.


É preciso prestar atenção ao que temos ouvido. Devemos ser sensíveis ao chamado de Deus e crer na essência do Evangelho. A salvação é apresentada como a libertação da escravidão do pecado, e rejeitá-la é viver prisioneiro para sempre. Devemos estar firmes no Senhor, ainda que os ventos sejam fortes.


A negligência espiritual pode levar ao afastamento gradual de Deus. É importante prestar atenção aos sinais sorrateiros do esfriamento espiritual em nossas vidas, e lutar corajosamente contra a negligência. Devemos seguir os direcionamentos da Palavra de Deus e cuidar para não fazer concessões éticas, morais e espirituais.


Devemos permitir que Deus sonde nosso coração e assumir as responsabilidades diante das situações que demandam atenção. É importante buscar a manifestação da vida de Cristo em nós, andar cheios do Espírito Santo e ser humildes como Jesus. Devemos ter cuidado com o uso excessivo das telas, que pode afetar nossa concentração, raciocínio e memória.


O perigo da negligência é real, mas podemos evitar desvios e permanecer firmes na fé. Devemos prestar atenção à voz do Senhor, ser sensíveis ao seu chamado e crer na essência do Evangelho. A salvação é grandiosa e foi confirmada por sinais, maravilhas e milagres. Que possamos estar atentos e cuidadosos na caminhada da fé.


  • Como posso ser mais sensível ao chamado de Deus em minha vida?


  • Quais concessões éticas, morais e espirituais eu preciso evitar em minha caminhada da fé?

Comentários