Permita que Deus sonde seu coração


Hebreus 2

¹ Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.

² Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,

³ Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

⁴ Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? 


Salmos 139

¹ SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

² Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

³ Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

⁴ Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.

⁵ Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

⁶ Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

⁷ Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

⁸ Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

⁹ Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

¹⁰ Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

¹¹ Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

¹² Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

¹³ Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

¹⁴ Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

¹⁵ Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

¹⁶ Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

¹⁷ E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

¹⁸ Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

¹⁹ Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.

²⁰ Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.

²¹ Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?

²² Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

²³ Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

²⁴ E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. 


O autor de Hebreus adverte sobre o perigo de negligenciar a fé e se desviar da salvação. Nesse contexto, é importante permitir que Deus examine o nosso coração e nos ajude a permanecer firmes na fé.


Vivemos em um mundo cheio de distrações e tentações, que podem nos afastar da vontade de Deus. Por isso, é fundamental que estejamos atentos e dispostos a permitir que Deus examine o nosso coração e nos ajude a permanecer firmes na fé.


Isso significa estar aberto à sua vontade e disposto a mudar aquilo que não está de acordo com a sua palavra. É preciso ter humildade para reconhecer os nossos erros e fraquezas, e buscar a ajuda de Deus para superá-los.


Quando permitimos que Deus examine o nosso coração, estamos abrindo espaço para que ele nos transforme e nos ajude a crescer na fé. Isso implica em abandonar as desculpas e assumir as responsabilidades, lutando corajosamente contra a negligência e as concessões éticas, morais e espirituais.


Para permitir que Deus examine o nosso coração, é preciso buscar a sua presença por meio da oração e da leitura da Bíblia. É importante também estar atento aos sinais sorrateiros do esfriamento espiritual na nossa vida, e seguir os direcionamentos da Palavra de Deus de forma inegociável.


Permitir que Deus examine o nosso coração é um ato de humildade e confiança em sua vontade. Quando nos submetemos a ele, estamos abrindo espaço para que ele nos transforme e nos ajude a permanecer firmes na fé.


  • Como você tem permitido que Deus examine o seu coração?


  • Quais concessões éticas, morais e espirituais você precisa abandonar para se manter firme na fé?

Comentários