Vencendo as Tentações: Seguindo o Exemplo de Jesus


Lucas 4

¹ E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;

² E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.

³ E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.

⁴ E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.

⁵ E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.

⁶ E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.

⁷ Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.

⁸ E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.

⁹ Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;

¹⁰ Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,

¹¹ E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

¹² E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.

¹³ E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.


1 Coríntios 10:13 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”


Tiago 1:14 “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.”


Mateus 4

¹ Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

² E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

³ E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

⁴ Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

⁵ Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

⁶ E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

⁷ Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

⁸ Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

⁹ E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

¹⁰ Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

¹¹ Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. 


Vamos refletir sobre as tentações que Jesus enfrentou no deserto e como Ele as venceu, nos mostrando um exemplo a seguir em nossas próprias lutas contra as tentações.


O diabo frequentemente tenta nos fazer duvidar de quem somos em Cristo, nos levando a buscar validação em coisas passageiras e superficiais.


Vivemos em um mundo que constantemente nos lembra do que não temos, nos levando à insatisfação e à busca por coisas que, no fim das contas, não trazem verdadeiro contentamento.


O inimigo muitas vezes nos tenta a agir de maneira contrária aos princípios de Deus, visando a aceitação e pertencimento a grupos ou padrões que não estão alinhados com a vontade divina.


Devemos buscar nossa identidade em Cristo, encontrar contentamento naquilo que realmente importa e agir de acordo com os princípios bíblicos, resistindo às tentações que buscam nos afastar do propósito de Deus para nossas vidas.


Assim como Jesus venceu as tentações, também podemos vencer, confiando na força que vem de Deus e na Sua Palavra, resistindo firmemente ao inimigo e vivendo de acordo com a vontade do Pai.


  • Como posso buscar minha identidade em Cristo e resistir à pressão de provar meu valor por meio de ações ou conquistas?


  • De que maneira posso encontrar contentamento no que realmente importa, evitando a armadilha da insatisfação e da busca desenfreada por coisas passageiras?

Comentários