Chamado e Compromisso: Seguindo o Caminho Celestial


Versículos Base: Hebreus 3:1-6; Efésios 4:1; 2 Timóteo 1:9


Hebreus 3

¹ Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,

² Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.

³ Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.

⁴ Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.

⁵ E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

⁶ Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. 


Efésios 4:1 “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” 


2 Timóteo 1:9 “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;” 


Neste estudo, refletiremos sobre o chamado celestial e terreno que exige compromisso e fidelidade com o Senhor.


O texto de Hebreus nos lembra que somos participantes do chamado celestial, sendo convocados a viver de acordo com esse chamado em meio às demandas terrenas.


O chamado do cristão é celestial, como mencionado em Efésios 4:1, e terreno, exigindo compromisso e fidelidade com Deus (2 Timóteo 1:9), refletindo a santidade e amor divinos.


Compreender o chamado celestial nos desafia a viver de forma diferenciada no mundo, mantendo nosso compromisso com Deus acima de tudo.


Buscar discernimento espiritual para tomar decisões alinhadas ao chamado divino, dedicar tempo à oração e estudo da Palavra para fortalecer o compromisso com o Senhor.


Ao abraçarmos o chamado celestial e terreno com compromisso e fidelidade, testemunhamos a transformação que Deus opera em nossas vidas e naqueles ao nosso redor.


  • Como posso equilibrar meu compromisso com as demandas terrenas e a fidelidade ao chamado celestial?


  • Em que áreas da minha vida preciso renovar meu compromisso com o Senhor?

Comentários