Versículos Base: Hebreus 3:1-6; 4:14-16; 10:19-22
Hebreus 3
¹ Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
² Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
³ Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
⁴ Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
⁵ E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
⁶ Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Hebreus 4
¹⁴ Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
¹⁵ Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
¹⁶ Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
Hebreus 10
¹⁹ Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
²⁰ Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
²¹ E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
²² Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Neste estudo, exploraremos a superioridade de Jesus em relação a Moisés, destacando sua fidelidade, dignidade e autoridade.
O texto de Hebreus nos lembra que Jesus é superior a Moisés, pois ele excedeu em perfeição (Hebreus 3:3).
Jesus é fiel como Filho sobre a casa de Deus (Hebreus 3:6), digno de maior glória do que Moisés (Hebreus 3:3), e tem autoridade como Sumo Sacerdote (Hebreus 3:1).
A superioridade de Jesus nos lembra que ele é o verdadeiro Mediador entre Deus e os homens, e que sua autoridade é inquestionável.
Buscar a fidelidade a Jesus, respeitando sua dignidade e aceitando sua autoridade em nossas vidas.
Ao reconhecer a superioridade de Jesus, somos chamados a viver de acordo com sua imagem e a buscar a perfeição em nossa fé.
- Como posso manter a fidelidade a Jesus em meu dia-a-dia?
- Como posso respeitar a dignidade de Jesus em minha vida?
Comentários
Postar um comentário