O Significado do Batismo


Obs: O texto segue com a interpretação doutrinária de um Batista.


Mateus 3

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. 


João 3

17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

22 Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava.

23 Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.


Atos 8

36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.


O batismo é uma prática significativa para os cristãos, simbolizando a identificação com Cristo e o início de uma nova vida. Em Mateus 3.13-17, vemos Jesus sendo batizado por João Batista no rio Jordão. Esse ato de Jesus nos ensina sobre a importância do batismo. Em João 3 e Atos 8.36-38, vemos a ênfase na imersão em água durante o batismo, o que reforça a prática do batismo por imersão.

O batismo é uma expressão pública da fé em Jesus Cristo como Salvador único, suficiente e pessoal. Ele simboliza a morte e sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Assim, o batismo é um testemunho público da fé e um compromisso com Cristo.

Ao ser batizado, estamos declarando publicamente nossa fé em Jesus Cristo e nos identificando com sua morte e ressurreição. É um ato de obediência e submissão à vontade de Deus. O batismo não é um requisito para a salvação, mas é uma ordenança de Jesus Cristo e deve ser realizado após a profissão de fé.

O batismo é um momento especial na vida do cristão, marcando o início de uma jornada de fé. É um ato de renovação e compromisso com Cristo. Assim como Jesus se submeteu ao batismo para cumprir toda a justiça, nós também devemos obedecer à ordenança do batismo como um ato de obediência e identificação com Cristo.


  • Qual é o significado pessoal do batismo para você?
  • Como o batismo pode impactar sua jornada de fé e testemunho cristão?

Comentários